56,8% dos brasileiros preferem realizar pagamentos pelos aplicativos dos bancos
Somente 2,1% dos brasileiros têm optado por ir até uma agência bancária para pagar contas de luz, água e gás, segundo um estudo publicado pelo Serasa. Atualmente, os aplicativos têm tido a preferência das pessoas, com 56,8% optando por não se locomover.
Somando todos os estabelecimentos físicos, como casas lotéricas e bancos, o percentual de pessoas que saem de casa para quitar as dívidas é de 18%.
Quem ainda faz o pagamento presencialmente?
De modo geral, o perfil das pessoas que ainda fazem pagamentos presencialmente é de pessoas idosas, que não têm familiaridade com o universo digital. Entre aqueles que vão às agências e casas lotéricas, 60,7% têm mais de 40 anos.
Entre os métodos de pagamento mais comuns, o Pix tem sido a opção preferida pelos entrevistados, com 49,9% respondendo que utilizam a ferramenta criada pelo Banco Central. Na sequência estão o dinheiro físico, com 31,3%; o cartão de crédito, com 4,7%; e o cartão do Bolsa Família, com 1%.
Na pesquisa, que ouviu 3.386 pessoas entre os dias 16 e 27 de maio de 2024, algumas pessoas ainda afirmaram que parcelam o pagamento das contas de água (4%), luz (5%) e gás (6%).