O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) registra uma alta de 1,8 pontos em julho, chegando a 92,9 pontos
A confiança dos consumidores brasileiros manteve a tendência de alta no mês de julho, o segundo crescimento consecutivo, de acordo com dados da Fundação Getúlio Vargas, divulgados nesta quinta-feira, 25 de julho. Para os próximos meses, a expectativa é de que os resultados positivos se mantenham.
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) registrou uma alta de 1,8 pontos em julho, chegando a 92,9 pontos. No mês de junho, o aumento foi de 1,9 pontos.
Consumidor aumenta confiança para o futuro, mas presente preocupa
“A confiança dos consumidores aumentou pela segunda vez consecutiva, motivada principalmente pela melhora nas expectativas para os próximos meses… A avaliação dos consumidores sobre a situação presente, por outro lado, ficou estável”, afirma Anna Carolina Gouveia, economista do FGV IBRE.
Em julho, a alta da confiança foi influenciada pelas expectativas sobre os próximos meses, enquanto as avaliações em relação ao momento atual mostraram instabilidade.
O Índice de Expectativas (IE) avançou 3,0 pontos, para 101,1 pontos, em sua segunda alta consecutiva. Por outro lado, o Índice da Situação Atual (ISA) estabilizou em 81,6 pontos, mantendo-se no maior nível desde novembro de 2023 (82,0 pontos).
Entre os quesitos que são avaliados pelo ICC, o que mede as perspectivas para as finanças futuras foi o que apresentou o maior impacto positivo para a alta da confiança no mês, ao avançar 6,7 pontos, para 107,1 pontos, maior nível desde agosto de 2023 (107,5 pontos).