Novas frentes: uma renda a partir de investimentos alternativos

Em um cenário econômico incerto, caracterizado pela alta do dólar e volatilidade da bolsa, muitos investidores buscam alternativas aos investimentos tradicionais. Os ativos alternativos surgem como uma opção atraente para diversificar carteiras e potencializar ganhos. 

A diversificação é uma das principais vantagens dos investimentos alternativos. Ela consiste em distribuir o capital em ativos não convencionais, reduzindo riscos e aumentando a rentabilidade. Para Gabriel Trad, COO da Hurst Capital, em entrevista à coluna, a diversificação é fundamental para “reduzir o risco e aumentar a rentabilidade”, e deve ser mantida em “balanceamento constante”. 

Gabriel destaca que as teses de investimento da Hurst são baseadas em um “histórico comprovado com risco calculado e potencial muito acima do mercado tradicional”. Os principais temas incluem ativos judiciais (risco do governo), royalties musicais, artes, crédito privado, criptomoedas e parcerias com parceiros internacionais com track record fora da média.

A empresa possui um comitê de investimentos rigoroso e realiza uma forte diligência para entender o track record (histórico de desempenho financeiro de uma empresa) da tese, gestão, riscos, prazo e retorno. O objetivo é que os assessores da Hurst possam sugerir o melhor tipo de investimento para cada perfil de investidor, “distribuindo riscos e alavancando retornos de forma equilibrada”.

Quanto à identificação de oportunidades, Trad revela que a Hurst abriu uma área de novos negócios, em maio do ano passado, tendo como base a necessidade de abrir uma nova área de negócios para se chegar, justamente, a estes investidores.

‘’A área consiste em estar, constantemente, em conversas com os principais mercados globais, enxergando tendências e firmando parcerias com originadores externos para a distribuição de teses sem precedentes no Brasil via plataforma Hurst’’, comenta. 

No mercado nacional, a empresa desponta também com a oferta de ativos alternativos, como royalties musicais. ‘’Há uma análise constante do perfil e catálogo dos artistas/intérpretes/compositores para conseguirmos métricas, performances e prever uma linha de retorno altamente positiva para o fluxo futuro de recebimentos’’.

Outra base de investimento são os precatórios, que são papéis com previsibilidade de pagamento e com segurança de ter o governo brasileiro como pagador. Segundo Gabriel, ambas estratégias oferecem “previsibilidade de recebimento, mitigação de risco e potencial de retorno acima do mercado”.

Investimentos alternativos como estratégia de diversificação econômica.
Investimentos alternativos em criptomoedas pode se tornar uma forta estratégia de diversificação econômica | Foto: Reprodução/ Freepik

Os investimentos em criptomoedas estão cada vez mais em alta e a Hurst Capital acredita que essa categoria crescerá em seu portfólio. A empresa oferece operações de Liquidity Pool, que trazem vantagens como rendimentos mensais, diversificação em diversos pares de ativos e gestão profissional dos pools de liquidez. Os atrativos dessa operação incluem a independência de instituições tradicionais, tecnologia blockchain e diversificação de projetos.

Com uma diversificação econômica, sobretudo para quem quer começar a investir, os ativos alternativos são uma forma de variar a carteira e buscar retornos mais atrativos, especialmente em momentos de incerteza econômica. Para quem pode e consegue poupar, vale a aposta. 

Atualize-se.
Receba Nossa Newsletter Semanal

Sugestões para você