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Pedágios em SP apresentarão redução a partir do dia 30 de março

Durante o mês de março, foi aprovada uma medida de redução de preços em alguns pedágios. A partir do dia 30 de março, os motoristas que utilizam trechos monitorados pela ViaOeste, receberão descontos nos pedágios nas rodovias Presidente Castello Branco (SP-280), Raposo Tavares (SP-270) e José Ermínio de Moraes (SP-075), em São Paulo.

Essa mudança marca o início da concessão dos lotes Nova Raposo e Rota Sorocabana. Durante uma reunião de diretoria da Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), a redução foi aprovada e publicada no Diário Oficial da última segunda-feira, 24 de março.

Com essa nova medida, quem utilizar a tag para pagar os pedágios (dispositivo para pagamento automático) receberá um desconto de 5%. Com base nessas alterações, os novos valores representam uma redução entre 23,8% e 25,4% nas cabines automáticas e entre 19,8% e 21,4% nas cabines manuais no lote Sorocabana.

O preço do pedágio é definido por contratos de concessão formados entre o governo estadual e as empresas responsáveis pelas rodovias | Foto: Reprodução/Canva
Os custos com pedágios afetam especialmente motoristas que realizam deslocamentos frequentes pelo mesmo percurso | Foto: Reprodução/Canva

Já no lote Nova Raposo, os descontos podem variar de 24,3% a 35,5% nas automáticas e de 20,3% a 32,2% nas manuais. Itu, Sorocaba, São Roque, Alumínio, Araçoiaba da Serra, Osasco, Barueri e Itapevi são as localidades que serão beneficiadas com a redução da tarifa.

Veja os descontos nos pedágios da Sorocabana:

  • Itu, no km 72,805 da Rodovia Castello Branco (SP-280): tarifa passa de R$ 15,80 para R$ 11,97 nas cabines automáticas (-24,2%) e para R$ 12,60 nas cabines manuais (-20,2%);
  • Sorocaba, no km 13,325 da José Ermírio de Moraes (SP-075): tarifa passa de R$ 9,00 para R$ 6,74 nas automáticas (-25,1%) e para R$ 7,10 nas manuais (-21,1%);
  • São Roque, no km 47,555 da Rodovia Castello Branco (SP-280): tarifa passa de R$ 12,60 para R$ 9,59 nas automáticas (-23,8%) e para R$ 10,10 nas manuais (-19,8%);
  • Alumínio, no km 79,145 da Raposo Tavares (SP-270): tarifa passa de R$ 12,60 para R$ 9,40 nas automáticas (-25,4%) e para R$ 9,90 nas manuais (-21,4%);
  • Araçoiaba, no km 111,89 da Raposo Tavares (SP-270): tarifa passa de R$ 5,30 para R$ 3,99 nas automáticas (-24,7%) e para R$ 4,20 nas manuais (-20,7%).

Dessa forma, a maior diferença será sentida no pedágio da cidade de Alumínio.

Leia também: Crédito do Trabalhador: entenda como irá funcionar o novo modelo de consignado

Veja os descontos nos pedágios da Nova Raposo:

  • Osasco, no km 18,920 da Rodovia Castello Branco (SP-280): tarifa passa de R$ 5,90 para R$ 3,80 nas cabines automáticas (-35,5%) e para R$ 4,00 nas cabines manuais (-32,2%);
  • Barueri, no km 20,545 da Rodovia Castello Branco (SP-280): tarifa passa de R$ 5,90 para R$ 3,80 nas automáticas (-35,5%) e para R$ 4,00 nas manuais (-32,2%);
  • Itapevi, no km 33,420 da Rodovia Castello Branco (SP-280): tarifa passa R$ 11,80 para R$ 8,93 nas automáticas (-24,3%) e para R$ 9,40 nas manuais (-20,3%).

Dentro desse lote, os maiores impactos serão observados nos pedágios de Osasco e Barueri.

Quanto o valor do pedágio impacta no bolso consumidor?

Os custos com pedágios afetam especialmente motoristas que realizam deslocamentos frequentes pelo mesmo percurso. De acordo com uma simulação feita por Igor Jordano Cassemiro Gondim, professor de Finanças do curso de Administração da ESPM, um condutor que viaja diariamente de Carapicuíba a São Paulo pela Rodovia Castello Branco desembolsa atualmente R$ 11,80 por dia, considerando que passa duas vezes pelo pedágio de Osasco, onde a tarifa é de R$ 5,90. Esse valor representa um gasto mensal de R$ 259,60, caso o trajeto seja realizado em 22 dias úteis, e chega a R$ 3.115,20 ao ano — o equivalente a mais de dois salários mínimos.

Com a nova redução tarifária, os custos diários cairão para R$ 7,60 nas cabines automáticas e R$ 8 nas cabines manuais. No primeiro caso, a despesa anual será de R$ 2.006,40 (R$ 167,20 por mês), o que representa uma economia de R$ 1.108,80. Já no segundo, o motorista gastará R$ 2.112 ao ano (R$ 176 por mês), economizando R$ 1.003,20.

Vale lembrar que esses cálculos não levam em conta eventuais programas de desconto, que podem oferecer benefícios adicionais aos usuários frequentes.

Como reduzir gastos com pedágios?

Carlos Honorato, professor da FIA Business School, explica que as tarifas de pedágio em São Paulo são ajustadas conforme os contratos de concessão firmados entre o governo estadual e as empresas que administram as rodovias, o que levou à recente redução nos valores.

Para economizar ainda mais, o professor recomenda que os motoristas planejem seus trajetos com antecedência, utilizando aplicativos como Google Maps e Waze para identificar rotas com menos praças de pedágio, mesmo que o percurso seja ligeiramente mais longo.

O planejador financeiro e especialista em investimentos Jeff Patzlaff destaca que aderir ao pagamento automático pode gerar descontos nas tarifas. Na Castello Branco, Raposo Tavares e José Ermírio de Moraes, por exemplo, os motoristas que utilizam cabines automáticas pagam 5% a menos. Além disso, o Desconto de Usuário Frequente (DUF) pode reduzir os custos em até 20% para quem passa regularmente pelos pedágios.

Outra alternativa é buscar rotas secundárias seguras, como estradas vicinais e municipais em boas condições, que podem evitar a cobrança. Para quem viaja com frequência, compartilhar os custos por meio de caronas também é uma estratégia eficaz. “O ideal é calcular o custo total da viagem, considerando pedágios, combustível e tempo, para escolher a melhor opção”, orienta Honorato.

*Entrevistas concedidas ao E-Investidor.

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