IBOV 138.420 +0,82% USD/BRL 5,18 -0,34% EUR/BRL 5,62 +0,11% Bitcoin US$ 61.450 -0,38% Ethereum US$ 1.627 -0,67% Selic 9,75% estável IPCA 12m 3,84% -0,12pp Petróleo Brent US$ 82,40 +1,21%
Ao vivo

Receita libera consulta ao 3º lote da restituição do Imposto de Renda; veja como conferir

Por

·

A Receita Federal libera nesta sexta-feira, 24 de julho, a consulta ao terceiro lote da restituição do Imposto de Renda 2026. Ao todo, 2,74 milhões de contribuintes terão direito ao pagamento, que soma R$ 4,61 bilhões. Os depósitos serão feitos no dia 31 de julho.

Quem entregou a declaração e aguarda a restituição já pode verificar se foi incluído neste lote diretamente pelos canais oficiais da Receita.

Receita libera consulta ao 3º lote da restituição do Imposto de Renda
Além de informar se o pagamento foi liberado, a consulta também mostra se existe alguma pendência que impeça o recebimento do dinheiro | Foto: Reprodução / Wikimedia

Quem recebe a restituição neste lote?

Segundo a Receita Federal, o terceiro lote contempla diferentes grupos de contribuintes. Do total de pagamentos, 839.464 restituições serão destinadas a quem utilizou a declaração pré-preenchida e/ou escolheu receber o valor via Pix. Outras 507.262 restituições serão pagas a contribuintes que se enquadram em critérios legais de prioridade.

Já 1.396.474 restituições correspondem a pessoas que não fazem parte de nenhum grupo prioritário, mas tiveram a declaração processada normalmente.

O crédito será depositado diretamente na conta bancária informada pelo contribuinte ou na chave Pix cadastrada, desde que seja o CPF do titular da declaração.

Como consultar se você vai receber?

A consulta pode ser feita pela página da Receita Federal. Basta acessar a área “Meu Imposto de Renda” e clicar na opção “Consultar a Restituição”. O serviço oferece uma consulta simples ou uma versão mais completa, disponível por meio do extrato de processamento da declaração no ambiente e-CAC.

Quem preferir também pode utilizar o aplicativo oficial da Receita Federal para celulares e tablets, que permite consultar tanto a restituição quanto a situação do CPF.

Caso a Receita identifique alguma pendência na declaração, o contribuinte poderá verificar o motivo e, quando necessário, corrigir as informações enviando uma declaração retificadora.

O que fazer se o pagamento não cair na conta?

A Receita informou que a restituição só é depositada em conta bancária de titularidade do próprio contribuinte. Se houver erro nos dados bancários ou algum problema com a conta informada, o crédito não será realizado.

Nesses casos, o contribuinte poderá solicitar o reagendamento do pagamento junto ao Banco do Brasil pelo prazo de até um ano após a primeira tentativa de depósito.

O pedido pode ser feito pelo Portal BB ou pelas centrais de atendimento:

  • Capitais: 4004-0001
  • Demais localidades: 0800-729-0001
  • Pessoas com deficiência auditiva: 0800-729-0088

Para solicitar o novo crédito, será necessário informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração. Se o dinheiro não for resgatado dentro desse prazo, será preciso fazer um requerimento pelo Portal e-CAC.

Consulta também informa se a declaração caiu na malha fina

Ao verificar a restituição, o contribuinte também poderá descobrir se a declaração foi retida na chamada malha fina. Isso acontece quando a Receita encontra diferenças entre as informações declaradas e os dados que já possui sobre o contribuinte. O problema pode ter sido causado por um erro no preenchimento da declaração, por informações enviadas pela empresa onde a pessoa trabalha ou por prestadores de serviços.

A consulta deve ser feita no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), utilizando uma conta Gov.br com nível prata ou ouro.

Dentro da plataforma, basta acessar “Declarações e Demonstrativos”, selecionar “Meu Imposto de Renda” e consultar a declaração de 2026.

Se a situação aparecer como regular, significa que a declaração foi processada normalmente. Caso existam pendências, a Receita informará qual é o problema e como ele pode ser resolvido.

Quando o erro tiver sido cometido pelo próprio contribuinte, basta enviar uma declaração retificadora para corrigir as informações. Se a divergência for causada por uma empresa ou prestador de serviço, será necessário aguardar que esses dados sejam corrigidos antes da liberação da restituição.

Calendário da restituição do Imposto de Renda 2026

A Receita Federal informou que os pagamentos da restituição serão feitos em quatro lotes:

  • 1º lote: 29 de maio;
  • 2º lote: 30 de junho;
  • 3º lote: 31 de julho;
  • 4º lote: 28 de agosto.

Sobre o autor Saara Paiva

Jornalista, exploradora de eventos culturais e entusiasta da prática de esportes. Escreve sobre finanças sem palavras difíceis e com temas relevantes para quem vive a realidade brasileira.

Newsletter

As principais notícias de finanças no seu e-mail

Análises de mercado, economia e negócios. Sem spam, cancele quando quiser.

Publicidade