SISU 2025 oferece 261 mil vagas; saiba como participar

Os estudantes que realizaram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2024 já podem se inscrever no SiSU (Sistema de Seleção Unificada) a partir desta sexta-feira, 17 de janeiro. O programa deste ano oferece mais de 261 mil vagas em 124 universidades públicas do país.

SiSU 2025 oferece 261 mil vagas em universidades públicas.
SiSU 2025 oferece 261 mil vagas em 124 universidades públicas, as inscrições vão até 21 de janeiro |Foto: Reprodução/Freepik

As notas do Enem foram divulgadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) no dia 13 de janeiro. Com esses resultados, os candidatos podem acessar o sistema do SiSU e se inscrever no curso desejado.

Quem pode se inscrever?


Podem participar os candidatos que já concluíram o ensino médio, realizaram o Enem 2024 e não obtiveram nota zero na prova de redação.

Como realizar a inscrição no SiSU?


Entre os dias 17 e 21 de janeiro, os candidatos devem acessar o portal do SiSU utilizando o acesso gov.br. Os passos são:

  1. Confirmar os dados de contato;
  2. Preencher o perfil socioeconômico;
  3. Escolher até duas opções de curso, especificando o turno, a instituição e o local desejados.

Durante o período de inscrição, os candidatos podem verificar sua classificação parcial, o que ajuda a ter uma ideia das chances de ser aprovado no curso escolhido.

Como é determinada a nota de corte?


A nota de corte é calculada uma vez por dia para cada curso, levando em conta o número de vagas e o total de candidatos inscritos em cada modalidade de concorrência.

Quais cursos estão disponíveis?


O SiSU oferece 261.779 vagas para 6.851 cursos de graduação em 124 universidades públicas. Os candidatos podem consultar as vagas disponíveis, filtrando por município, instituição ou curso.

Posso escolher o semestre de ingresso?


Não é possível escolher o semestre de ingresso, pois isso depende da classificação do candidato no curso selecionado. Portanto, todos os estudantes devem se inscrever em janeiro de 2025, mesmo que desejem começar no segundo semestre, já que não haverá nova oportunidade de inscrição.

Como funciona o SiSU?


O SiSU é o sistema principal para ingresso em universidades e institutos federais. O candidato se inscreve no curso desejado, e o sistema usa automaticamente as notas do Enem para o processo seletivo. A nota do candidato pode variar conforme os critérios das universidades para cada curso, por exemplo, a física pode ter maior peso na nota de ciências da natureza, enquanto engenharia pode dar mais peso para a matemática.

Cronograma do SiSU 2025:

  • Manifestação de interesse para a lista de espera: de 26 a 31 de janeiro de 2025
  • Inscrições: de 17 a 21 de janeiro de 2025
  • Resultado: 26 de janeiro de 2025
  • Matrículas: de 27 a 31 de janeiro de 2025

Use sua nota do Enem para estudar no exterior

Diversas instituições ao redor do mundo, como no Reino Unido, Estados Unidos, Irlanda, Canadá e Portugal, consideram a nota do Enem em seus processos de seleção. Contudo, é essencial entender que cada universidade possui critérios próprios, e nem todas utilizam exclusivamente o Enem para a classificação dos candidatos.

EUA

Algumas instituições americanas mencionam o Enem como critério para admissão:

New York University

Drexel University

Northeastern University

Temple University

Irlanda

University College Dublin

University College Cork

National College of Ireland

Canadá

Universidade de Toronto

Humber College

Universidade Trent

Leia mais: SISU 2025: entenda como funciona a seleção unificada

Atualize-se.
Receba Nossa Newsletter Semanal

Sugestões para você