CRIA G20: um catalisador da “nova era” de combate à fome e à pobreza

Uma iniciativa pioneira surgida no contexto da presidência brasileira do G20, marcou um antes e um depois nas discussões globais sobre as questões sociais. Ao reunir jovens criadores de conteúdo, ativistas e influenciadores digitais, o CRIA G20, que reuniu 4 mil pessoas em uma programação intensa, repleta de debates globais e oficinas práticas, potencializou encontros entre líderes sociais, criadores digitais, ativistas e especialistas, discutindo temas cruciais como a luta contra a fome, a nova arquitetura financeira global e o impacto das mudanças climáticas.

Durante os três dias, a sinergia se manifestou de diversas formas, quem participou do espaço foi convidado a ser multiplicador das informações, utilizando suas redes sociais e suas habilidades de comunicação para mobilizar quem pudesse.

De maneira mais objetiva, a relação entre o CRIA G20 e a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza foi profunda, amplificando as ações, espalhadas por mesas/conversas que realmente encamparam a representatividade como principal valor. 

A atriz Isabel Fillardis destacou a importância da arte e do ativismo na construção de soluções, enquanto Raull Santiago pediu maior atenção às periferias. “Precisamos garantir que nossas comunidades tenham voz e estejam representadas nos espaços de decisão”, afirmou.

Jovens líderes e participantes reunidos no evento CRIA G20.
Felipe Neto termina G20 Talks com defesa de engajamento jovem e regulamentação de plataformas para combater desinformação | Foto: Reprodução/Divulgação/CRIA G20

Ao mostrar que a juventude tem um papel fundamental a desempenhar na construção de um futuro mais justo e sustentável, o espaço propiciou que novas gerações se sentissem motivadas a se engajarem, gerando resultados significativos que poderão ser colhidos num curto espaço de tempo. “O povo nunca mais vai querer ficar sem participar. Quem é essa tribo que se reúne aqui? São pessoas comprometidas com a democracia e que querem um mundo melhor, de mais respeito”, comentou Paulo Pimenta, Ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República

Passo importante nessa direção, o CRIA G20, bem como seu guarda-chuva, G20 Social, terão legados importantes para a construção de um mundo mais justo e equitativo para todos. Que esse não seja o único momento onde possamos nos encontrar para continuar a construir o que chamamos de futuro, afinal, ele já começou. E pelo Brasil!

LEIA MAIS: G20 no Brasil: será a retomada do Rio?

Atualize-se.
Receba Nossa Newsletter Semanal

Sugestões para você