Donos de veículos afetados por enchente no RS podem solicitar devolução do IPVA

Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul anuncia procedimento para restituição proporcional do IPVA 2024 a motoristas que tiveram perda total de veículos devido às enchentes

A Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul (Sefaz-RS) divulgou uma nota que é de extrema importância para os proprietários de veículos que sofreram perda total devido às enchentes registradas no Estado. Agora, esses motoristas podem solicitar a devolução proporcional do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2024.

Essa restituição será calculada de acordo com os meses em que os contribuintes deixaram de exercer a posse ou a propriedade sobre o veículo no ano corrente. E ainda que não tenham realizado o pagamento completo do IPVA 2024, não serão impedidos de realizar a solicitação.

Se o veículo estiver segurado e a seguradora optar por não realizar a baixa definitiva, não haverá restituição de IPVA. No caso de proprietários que não tenham informações sobre a localização do automóvel, será necessário o registro da ocorrência na Polícia Civil e após esse processo, terão acesso aos próximos passos para saber se eles irão se enquadrar nessa restituição.

Leia também: Salário mínimo recebe aumento no Rio Grande do Sul e vai para R$ 1.994,56

Como essa medida pode auxiliar a população?

Essa decisão do governo visa auxiliar os moradores afetados pelas enchentes, garantindo a restituição proporcional do IPVA e facilitando os trâmites burocráticos. É importante que os motoristas estejam cientes dessas possibilidades e busquem os procedimentos adequados para obter a devolução dos valores.

Atualize-se.
Receba Nossa Newsletter Semanal

Sugestões para você