STF: ministro Luiz Fux convoca audiência sobre extinção da dívida do RS

Pedido foi acatado após solicitação da OAB do Rio Grande do Sul

Após solicitação da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Sul (OAB-RS), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, convocou uma audiência de conciliação entre a União Federal, a OAB-RS e o Estado do Rio Grande do Sul para discutir a possibilidade de extinção da dívida do estado com a União.

STF
Sede do STF em brasília – Foto: Reprodução/Freepik

“Intimem-se, com urgência, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Rio Grande do Sul (OAB/RS, autora da ação), a União e o Estado do Rio Grande do Sul para que se façam presentes na audiência. Intime-se, ainda, a Procuradoria-Geral da República para que, querendo, designe membro para participar do ato”, escreveu o ministro na decisão.

STF decide sobre dívida do RS

O presidente da OAB-RS, Leonardo Lamachia, afirma que, diante de toda a situação sem precedentes sofrida pelo estado, é preciso uma solução mais “robusta” para a dívida.

“A suspensão do pagamento por três anos não é suficiente. Entendemos que o governo federal tem condições técnicas, jurídicas e até mesmo políticas para acatar o pedido da Ordem”, diz.

A solicitação é que essa questão seja tratada com urgência, já que a dívida atinge atualmente o valor de R$ 100 bilhões. Já a Advocacia-Geral da União (AGU) defende que já foram tomadas medidas emergenciais para combater a crise, como a suspensão da dívida por 36 meses.

Atualize-se.
Receba Nossa Newsletter Semanal

Sugestões para você