Os valores da restituição do Imposto de Renda serão pagos pela Receita Federal nas contas bancárias informadas
A Receita Federal abriu, nesta sexta-feira, 23 de agosto, a consulta ao 4° lote de restituição do Imposto de Renda 2024. Segundo o Ministério da Fazenda, serão pagos 5.347.441 restituições no total. O pagamento será realizado na próxima sexta-feira, 30 de agosto.
Desse total, 15.077 restituições serão destinadas a idosos acima de 80 anos; 84.659 para pessoas entre 60 e 79 anos; 7.168 para pessoas com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave; e 27.372 para contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Outras 261.019 restituições serão pagas a contribuintes sem prioridade legal, mas que optaram por receber a restituição via Pix.
Como consultar a restituição do Imposto de Renda?
Para saber se está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet (www.gov.br/receitafederal), clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consulta a Restituição”.
A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.
Como é feito o pagamento?
O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na declaração do Imposto de Renda, seja diretamente ou por meio de chave Pix. Caso o valor não possa ser depositado, como no caso de desativação da conta, os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 ano no Banco do Brasil.