[anhembi_header_banner]

Brasileiros vão pagar R$ 46,8 bi na conta de luz em 2025, indica Aneel

Governo tenta impor limite, mas valores seguem altos

Para tentar controlar o crescimento da CDE nos próximos anos, o governo federal publicou uma Medida Provisória (MP). Essa MP cria um limite para o aumento do fundo. A regra ainda depende de aprovação no Congresso Nacional e começaria a valer a partir de 2026.

O texto da MP prevê que, caso o limite seja ultrapassado, seja criado um Encargo de Complemento de Recursos. Esse novo custo será pago por quem se beneficia dos subsídios. Isso inclui empresas de energia solar, eólica e grandes consumidores que recebem incentivos.

A ideia é que, se a conta sair do controle, os próprios setores que ajudaram a elevar os gastos contribuam para cobrir a diferença. O objetivo do governo é equilibrar os custos e evitar que o consumidor final continue arcando sozinho com os aumentos.

Apesar dessa tentativa de controle, para 2025 o valor já está definido: R$ 46,8 bilhões sairão do bolso dos brasileiros. Esse valor será distribuído ao longo do ano por meio das tarifas de energia elétrica, que incluem todos os encargos da CDE.

Os dados mostram que os subsídios do setor elétrico continuam sendo um dos principais fatores de custo para o consumidor. Enquanto alguns grupos ganham descontos ou incentivos, toda a população paga a conta. Isso gera um debate sobre a necessidade de revisar esses mecanismos no futuro.

Sugestões para você

Atualize-se.
Receba Nossa Newsletter Semanal