As contas de energia elétrica devem ficar um pouco mais leves em agosto para milhões de brasileiros. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que pretende distribuir R$ 767,2 milhões por meio do chamado bônus de Itaipu, um crédito concedido anualmente a consumidores residenciais e rurais a partir do saldo positivo da comercialização da energia produzida pela usina hidrelétrica binacional.
A homologação dos valores está prevista para a reunião da diretoria da Aneel na próxima terça-feira. Somente após essa aprovação o desconto será oficialmente confirmado e poderá ser aplicado nas contas de energia. A agência ainda não informou qual será o impacto médio nas tarifas em todo o país, já que o valor recebido depende do consumo de cada unidade beneficiada.

O que é o bônus de Itaipu?
O bônus de Itaipu é um mecanismo criado para devolver aos consumidores parte dos recursos que permanecem na conta de comercialização da energia gerada pela Usina Hidrelétrica de Itaipu.
Todos os anos é feito um balanço financeiro dessa conta. Quando há saldo positivo, parte do dinheiro pode ser distribuída aos consumidores residenciais e rurais por meio de um desconto automático na conta de energia elétrica.
O consumidor não precisa fazer cadastro nem solicitar o benefício. Caso tenha direito ao crédito, o valor é abatido diretamente na fatura emitida pela distribuidora de energia.