[anhembi_header_banner]

Carros Elétricos: Governo aprova novas cotas e acirra disputa entre montadoras

Benefício favorece montadoras chinesas (BYD)

Embora a medida seja acessível a qualquer empresa, o mercado aponta que a maior favorecida é a chinesa BYD. A montadora defende a renovação das cotas alegando que os incentivos fazem parte dos compromissos assumidos para viabilizar sua operação industrial em Camaçari, na Bahia. Por outro lado, concorrentes como a GWM informaram que não pleitearam o retorno do benefício.

A disputa ocorre em meio a um crescimento acelerado das importações. Antecipando-se ao teto tarifário de 35% para veículos totalmente montados (que não foram incluídos no benefício da cota e passam a pagar tarifa cheia), diversas fabricantes intensificaram o desembarque de navios nos portos brasileiros para formar estoques.

Impactos financeiros para o consumidor e o mercado

O cenário desenha dois caminhos distintos para a economia do setor. Para os consumidores, a decisão pode resultar em preços mais competitivos para carros elétricos e híbridos, ampliando o acesso à mobilidade verde.

Já para a indústria local, a consequência direta é o aumento da concorrência com o produto importado, o que pode levar a uma possível revisão da atratividade de novos investimentos locais.

Sugestões para você

Atualize-se.
Receba Nossa Newsletter Semanal