Collabs: franquia de beleza fatura 129 milhões de reais investindo em parceria com influencers

Veja como as colaborações entre marcas e influenciadores ajudam a aumentar a visibilidade e a confiança do público nos produtos

As collabs têm sido tendência no mercado, principalmente nos setores de alimentação e moda. Quem nunca buscou a opinião de algum famoso sobre determinado produto antes de comprar? As empresas têm usado essa estratégia para aumentar a credibilidade nos seus produtos ou serviços e conseguir alcançar um público maior.

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Parceria com influenciadores pode ser uma ótima estratégia de marketing – Foto: Reprodução/Canva

Esse crescimento foi constatado em uma pesquisa feita pela Circana, uma empresa de inteligência de mercado. O estudo nomeado “Marcas de Celebridade” apontou que o número de produtos assinados e lançados por celebridades aumentou quase 60% entre 2020 e 2022, apenas no setor de beleza.

O que é um collab?

Mas afinal de contas: o que significa collab? O termo vem do inglês collaboration, traduzido para o português significa colaboração. O termo se refere a uma união entre empresas, marcas e influenciadores que possuam os mesmos valores e busquem alcançar os mesmos objetivos. A ideia é criar produtos ou serviços em conjunto para alcançar novos públicos, a fim de estabelecer uma relação benéfica para as marcas envolvidas.

A estratégia também é usada para reforçar o posicionamento cool brand da marca: termo relacionado ao processo de construir a percepção que os consumidores têm em relação ao negócio. Alguns aspectos são importantes nesse processo, como por exemplo: utilidade, estética, originalidade e autenticidade. Outros aspectos são levados em consideração, a depender da impressão que a marca quer causar no seu público-alvo. Portanto, as collabs ajudam a criar uma identidade forte, reforçando esse posicionamento.

A Touti, marca de perfumes importados, vem crescendo no mercado e está presente em todos os estados do Brasil. O crescimento tem sido impulsionado pela collab feita com a influenciadora Marina Ferrari, natural de Maceió (Alagoas). A influencer tem mais de 5 milhões de seguidores no Instagram e ganhou destaque ao participar da edição 13 de “A Fazenda”.

Da parceria surgiu o perfume “Marina Ferrari por Touti”, lançado em abril e sucesso de vendas. Só nos primeiros meses de lançamento, as vendas do produto atingiram as expectativas da marca, impulsionadas pela visibilidade e engajamento nas redes sociais, atraindo novos clientes.

“A parceria entre a Touti e Marina Ferrari tem gerado resultados muito positivos. Desde o início do lançamento, percebemos uma excelente aceitação do público, tanto em termos de engajamento nas redes sociais quanto nas vendas. O perfume Marina Ferrari Nuit, por exemplo, rapidamente se tornou um dos favoritos entre nossos clientes, com feedbacks destacando a combinação única de notas de jasmim, caramelo salgado e baunilha”, explica a coordenadora de expansão da Touti, Dayane Corina.

Objetivos

Um dos objetivos da estratégia é alcançar mais pessoas, por meio da união entre marcas que tenham os mesmos valores e ideais e que buscam inovar e diversificar seus produtos ou serviços. Tanto as empresas quanto os influenciadores envolvidos na colaboração são beneficiados pela parceria, já que juntos procuram expandir seus negócios.

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É preciso estender o tipo de público para que a parceria funcione – Foto: Reprodução/Canva

Além disso, gerar mais receitas com os processos criativos das campanhas é outro propósito das collabs. A estratégia é indicada para marcas que queiram reforçar a visibilidade e o impacto positivo perante o público, além de criar experiências que permaneçam vivas para os consumidores, considerando que a exclusividade dos produtos não envolve apenas preço, mas também o valor e a lembrança da marca nos clientes.

Vantagens

Uma das principais vantagens de investir em uma collab é a possibilidade de entrar em um segmento que a marca não teria acesso sozinha, pois a figura de um influenciador faz com que um público nichado se interesse por determinado produto ou serviço.

Outro benefício é a ampliação de awareness da marca, ou seja, a consciência de marca do público, fazendo com que os consumidores identifiquem os produtos ou serviços daquele negócio. Ao aumentar o conhecimento é possível avançar também o número de pessoas familiarizadas com a marca.

Também há a possibilidade de aumentar o portfólio, principalmente com produtos exclusivos. Isso traz como consequência o aumento do engajamento entre os consumidores e expande a visibilidade da marca não somente pelas redes sociais, mas também entre as pessoas que passam a comentar sobre as novidades entre si.

“A conexão autêntica da Marina com seus seguidores fortaleceu ainda mais a campanha, impulsionando a marca e garantindo um alcance expressivo. Em relação a projetos futuros, estamos em constante desenvolvimento de novas ações com a influencer”, conta Dayane.

Como fazer uma boa collab?

Para fazer uma collab de sucesso a marca precisa, antes de mais nada, entender com clareza quem é seu público, através de pesquisas que tenham o objetivo de trazer informações sobre a persona. Além das informações do público, é interessante entender quais marcas ou influenciadores são reconhecidos pelos consumidores para que a campanha seja ainda mais certeira.

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Estabeleça qual é a imagem que a empresa quer passar – Foto: Reprodução/Canva

Depois disso, é necessário definir qual será o posicionamento da marca, ou seja, qual a imagem ela quer passar. Assim, fica mais fácil avaliar quais influencers representarão a empresa, buscando por criadores que tenham os mesmos propósitos da marca.

Como mensurar resultados?

Antes de buscar pelos dados que comprovem os resultados, é necessário todo um trabalho de pesquisa, por isso essa etapa é fundamental antes do início das campanhas. Usar a tecnologia para mensurar os dados e entender o que funcionou, ou não, é fundamental para a marca. Realizar pós-teste e pesquisas de mercado online ajudam a compreender o que deu certo e o que precisa ser evitado.

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