Samsung: lucros ficam abaixo das estimativas

Samsung tem previsão de lucro abaixo das estimativas devido a problemas persistentes com chips

A Samsung Electronics divulgou, na quarta-feira, 8 de janeiro, uma estimativa de lucro operacional para o quarto trimestre que ficou bem abaixo das expectativas dos analistas, ficando atrás de sua rival SK Hynix no fornecimento de chips de ponta para a Nvidia.

Os lucros da Samsung foram impactados pelo aumento nos custos de pesquisa e desenvolvimento, pela expansão da capacidade de fabricação de chips avançados e pela diminuição da demanda por chips de memória convencionais usados em PCs e smartphones, conforme comunicado da empresa.

Previsão de lucros da Samsung no 4º trimestre de 2025.
Estimativa de lucro da Samsung reflete impactos de custos elevados e queda na demanda por chips e smartphones |Foto: Reprodução/SOPA Images/Getty Images

A Samsung não forneceu atualizações sobre o progresso no fornecimento de chips de memória de alta largura de banda (HBM) para aplicações de inteligência artificial da Nvidia. A maior fabricante mundial de chips de memória, smartphones e TVs estimou um lucro operacional de 6,5 trilhões de wons (cerca de US$ 4,47 bilhões) no período de três meses encerrado em 31 de dezembro, o que ficou bem abaixo dos 7,7 trilhões de wons previstos pela LSEG SmartEstimate. Esse lucro foi 131% maior em relação ao mesmo período do ano anterior, mas 29% menor do que o do terceiro trimestre.

Embora o desempenho do terceiro trimestre tenha sido melhor, ele foi considerado decepcionante o suficiente para que a empresa fizesse um raro pedido de desculpas aos investidores em outubro. Na ocasião, a Samsung informou que estava avançando no fornecimento de chips HBM para a Nvidia, mas não forneceu mais atualizações desde então, e os analistas indicaram que os atrasos continuaram a afetar os lucros.

O CEO da Nvidia, Jensen Huang, mencionou em Las Vegas, que a Samsung precisaria desenvolver um novo design para fornecer chips HBM à sua empresa, acrescentando que a Samsung estava trabalhando rapidamente para resolver isso.

Greg Noh, analista da Hyundai Motor Securities, comentou que a perspectiva de lucros da Samsung foi pior do que o esperado, com o lucro possivelmente sendo impactado por custos extraordinários, além de resultados decepcionantes nos setores de chips e telas. Ele também previu que levaria algum tempo para a Samsung fornecer chips HBM para a Nvidia.

As ações da Samsung caíram 1% no início do pregão, mas depois se recuperaram e subiram mais de 1%. Lee Min-hee, analista da BNK Investment & Securities, afirmou que, embora o desempenho do quarto trimestre fosse esperado para ser fraco, isso já estava refletido no preço das ações.

Lee também observou que havia preocupações sobre os principais negócios da Samsung, com a possibilidade de estarem perdendo competitividade. No entanto, ele destacou que a demanda por chips poderia já ter atingido o fundo do poço, e que a demanda por smartphones na China poderia melhorar gradualmente.

As ações da Samsung, a maior empresa da Coreia do Sul em termos de valor de mercado, caíram 32% no ano passado, ficando atrás do desempenho geral do mercado, que teve uma queda de 10%. A rival da Samsung, SK Hynix, uma importante fornecedora de chips de memória avançada para IA para a Nvidia, deve registrar lucros recordes no quarto trimestre, de acordo com analistas.

A fabricante de chips americana Micron Technology, no mês passado, divulgou uma previsão de receita e lucro trimestral abaixo das expectativas de Wall Street, o que fez suas ações caírem devido à fraca demanda por produtos voltados ao consumidor, impactando seus negócios, o que também afeta a Samsung. A Samsung divulgará os resultados detalhados do quarto trimestre, incluindo a divisão dos lucros de cada uma de suas unidades de negócios, em 31 de janeiro.

Desaceleração da demanda

A Samsung também informou que os lucros caíram em seu segmento de design e fabricação contratada de chips lógicos, devido à menor demanda por smartphones, à baixa utilização de suas fábricas e ao aumento nos custos de pesquisa e desenvolvimento.

O segmento de fabricação de chips lógicos para clientes, como a Qualcomm, deverá continuar registrando perdas enquanto tenta aumentar os rendimentos da produção, impactando negativamente os lucros do setor de chips, disseram analistas.

Os lucros do segmento de dispositivos da empresa, que inclui smartphones, TVs e eletrodomésticos, caíram devido à diminuição das vendas de novos modelos de smartphones e ao aumento da concorrência, conforme informado pela Samsung.

A desaceleração na demanda provavelmente compensou o impacto positivo de uma moeda local mais fraca, que impulsionou os lucros repatriados do exterior. O won sul-coreano caiu para seu nível mais baixo em 15 anos em dezembro, após o decreto de lei marcial do presidente Yoon Suk Yeol, que gerou turbulência política, e a defesa do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, por tarifas mais altas sobre as importações.

Leia também: Apple planeja comunicações via satélite para smartwatch em 2025, diz a Bloomberg News

Atualize-se.
Receba Nossa Newsletter Semanal

Sugestões para você