Iniciativa da Nestlé deve investir até 52 mil euros em soluções tecnológicas relevantes, escaláveis e sustentáveis que ajudem a resolver desafios do negócio
Após o recorde de projetos recebidos na última edição, a Nestlé Purina, empresa líder global em cuidados para pets, anuncia a abertura das inscrições para o Unleashed 2025, programa global de aceleração de startups de pet tech. Podem participar empresas de todo o mundo que tenham soluções tecnológicas inovadoras para melhorar a vida dos pets e dos tutores, com foco em saúde e bem-estar. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas até 30 de setembro no site. Os vencedores serão anunciados em fevereiro de 2025.
Impulsionado pelo Purina Accelerator Lab (Laboratório de Aceleração da Purina), o programa está em sua sexta edição e tem como objetivo identificar, apoiar e acelerar iniciativas disruptivas ao redor do mundo que utilizam tecnologia para ajudar a resolver problemas de tutores de pets, de forma relevante, escalável e sustentável.
A Nestlé Purina valoriza o sistema de inovação aberta e, para isso, oferece recursos para projetos que desenvolvem tecnologia em produtos e serviços, buscando contribuir para o crescimento do ecossistema pet.
Programa Nestlé Unleashed
Para esta edição do Unleashed, o objetivo é acelerar até 10 startups em 2025. Especialistas e líderes da Nestlé Purina compõem a equipe, dando suporte e orientação no desenvolvimento das pet techs selecionadas por até 20 semanas. Nesse período, cada projeto recebe financiamento de até 52 mil euros (aproximadamente R$ 280 mil) para atingir os KPIs pré-determinados, além de acesso à rede do Unleashed e da Purina.
Nos últimos cinco anos, a Nestlé Purina recebeu mais de 1.400 inscrições, de 50 países, e acelerou 33 startups. Em alguns casos, a colaboração da companhia global com as vencedoras evoluiu para um contrato comercial ou incubação.
Algumas iniciativas já aceleradas pelo programa incluem a Dogamí, de 2023, que desenvolveu uma forma para amantes de pets demonstrarem sua paixão por meio da tecnologia. A partir disso, foi lançada a PURINA DOGASNAX, a primeira marca virtual de alimentos para pets, e a DOGAMÍ Academy, um aplicativo de jogos de corridas de cães.
Outra startup foi a Feragen, selecionada em 2022, que oferece testes genéticos para criadores, com o objetivo de melhorar a saúde de cães de raça pura e evitar práticas inadequadas na criação.
O Brasil é um dos países que se destaca no programa, sendo um dos três maiores em número de inscrições de projetos desde a primeira edição aberta no país, que aconteceu no início de 2024. Na ocasião, a empresa escolhida foi a Zazuu, uma startup paulista que se destacou por aliar tecnologia e dados na gestão do cuidado de cães e gatos.
Entre as propostas da Zazuu estão a política de “zero gaiolas” (para minimizar o estresse dos pets), atendimento em domicílio e um sistema que integra o prontuário do pet, como registros de vacinação, exames, medicamentos, banhos e tosas, tudo em uma única plataforma.
“Estamos entusiasmados com o segundo ano da plataforma Unleashed no Brasil, um mercado que se destaca pelo seu crescimento acelerado e pela busca crescente por inovação. O primeiro ano foi um sucesso em termos de inscrições de projetos nacionais. Este é um momento marcante para nós, pois vamos combinar a expertise científica da Purina com nossa capacidade de desenvolvimento para nos tornarmos o principal parceiro de startups brasileiras no setor de pet tech. Nosso objetivo é claro: fazer a diferença para milhões de pets e seus tutores, contribuindo significativamente para o avanço e a evolução do mercado local”, afirma Eric Zeller, BEO da Nestlé Purina Brasil.