Pesquisa aponta que país está no top 10 dos maiores empreendedores do mundo
Uma pesquisa realizada pelo Sebrae, em parceria com a Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe), aponta que o país atingiu a marca de 90 milhões de empreendedores em 2023.
Desse total, 42 milhões de pessoas são adultos entre 18 e 64 anos que já tinham um negócio e/ou fizeram alguma ação para ter um negócio no futuro. Os 48 milhões restantes representam brasileiros que não têm um empreendimento e gostariam de ter um em até 3 anos.
Brasileiros têm o sonho de se tornarem empreendedores
Esse alto número faz com que o sonho do próprio negócio seja um dos principais entre os brasileiros, perdendo somente para “viajar pelo Brasil” e “comprar a casa própria”. O levantamento mostra que 65% da população conhece pelo menos um empreendedor e aproximadamente dois terços têm confiança na experiência e habilidade para abrir uma empresa.
Os números relatados na pesquisa colocam o Brasil entre os 10 países com o maior número de empreendedores no planeta, ocupando a 8ª posição, com 30,1% da população adulta envolvida com o mundo dos negócios.
Em termos de proporção da população empreendedora, o primeiro lugar está com o Equador, seguido por Guatemala, Arábia Saudita, Chile, Panamá, Tailândia e Uruguai.
Em relação aos empreendedores potenciais, o Brasil se manteve na segunda colocação, atrás somente da Índia, que possui 106 milhões de pessoas.