Estudo mostra que WhatsApp é mais usado por empresas focadas em B2C

Um estudo realizado pela RD Station revelou como as empresas estão utilizando o WhatsApp e as principais dificuldades enfrentadas pelos profissionais ao usar a plataforma.

O Brasil é o segundo maior mercado para o WhatsApp, perdendo apenas para a Índia. A popularidade do aplicativo entre os brasileiros atrai empresas que querem um contato direto com os consumidores.

O que diz o estudo?

Segundo o estudo Panoramas de Marketing e Vendas 2024 da RD Station, 70% dos profissionais de marketing, especialmente os da área comercial, usam o WhatsApp em suas estratégias. Esse número é 10% maior em comparação ao ano anterior. A pesquisa entrevistou mais de 3 mil profissionais, sendo 1.827 de marketing e 1.484 de vendas, e também utilizou dados de ferramentas próprias.

Leia também: TV do futuro ou 3.0: confira novo padrão dos EUA e novas receitas para emissoras

As empresas que atendem diretamente ao consumidor (B2C) são as que mais utilizam o WhatsApp, com 71% de adesão, em comparação a 62% das empresas que atendem outras empresas (B2B). Entre os que não utilizam o WhatsApp, a principal razão é a falta de conhecimento sobre como usá-lo de forma estratégica.

Os principais benefícios apontados incluem uma maior taxa de sucesso no contato com possíveis clientes (70%), visitas presenciais (32%) e telefonemas (31%).

A forma mais comum de uso é o envio manual de mensagens individuais ou por listas de transmissão, utilizado por 45% dos entrevistados. No entanto, o envio manual é visto como uma dificuldade para 56% dos profissionais. Outras dificuldades mencionadas incluem a mensuração de resultados (43%) e a falta de engajamento dos contatos (35%).

Atualize-se.
Receba Nossa Newsletter Semanal

Sugestões para você