Apesar do novo lançamento, empresa de Elon Musk ainda precisa enfrentar a concorrência de gigantes como Google e Microsoft
A startup de Inteligência Artificial de Elon Musk lançou a segunda versão do chat Grok. Apesar da novidade, a empresa ainda terá que enfrentar a forte concorrência de outras gigantes do setor de IA, como Google e Microsoft. A xAI afirmou nesta quarta-feira, 14 de agosto, que o Grok 2 (sucessor do chatbot lançado em 2023) deve estar disponível para teste dos usuários pagantes da rede social X (antigo Twitter).
A disponibilidade de uso para desenvolvedores deverá ocorrer no final de agosto. “Estamos animados para lançar uma prévia do Grok-2, um avanço significativo em relação ao nosso modelo anterior Grok-1.5, apresentando recursos de ponta em chat, codificação e raciocínio”, disse a xAI em uma postagem no blog.
Startup de Elon Musk lança novos recursos para IA
A empresa criada por Musk no ano passado ainda precisa correr atrás de outras gigantes de IA em relação a produtos para usuários comerciais e gerais. A mudança mais atrativa divulgada nesta quarta-feira foi a possibilidade de usar os recursos de geração de imagens de IA no X, embora esses recursos estejam sendo alimentados por tecnologia criada por uma startup de IA separada, a Black Forest Labs.
Concorrência para Musk
O Google apresentou, na última terça-feira, 13 de agosto, os novos smartphones Pixel, já equipados de fábrica com tecnologia de inteligência artificial (IA) generativa. Na sede da companhia em Mountain View, Califórnia, os Pixel 9 foram anunciados juntamente com outros produtos, como relógios conectados e outros acessórios.
O grande atrativo do evento foi a tecnologia de IA generativa, integrada aos dispositivos para permitir que os usuários conversem com a máquina. A Big Tech possui uma grande vantagem comparativa em IA em relação aos concorrentes: os dados dos usuários podem ser coletados graças aos serviços amplamente utilizados ao redor do mundo, como o sistema Android e aplicativos como YouTube, Google Maps e Gmail.
A partir desses dados, um assistente baseado em IA pode ser acessado a qualquer momento e ser capaz de executar diversas tarefas em nome do usuário.