Baixa sensação de segurança no Brasil motiva brasileiros a recomeçarem as vidas em outro país
A crescente criminalidade no Brasil tem levado muitos brasileiros a buscarem uma nova vida nos Estados Unidos, atraídos pela combinação de segurança e oportunidades profissionais.
O Anuário de Segurança Pública de 2024 revelou que, em 2023, foram registrados 937.294 casos de roubo e furto de celulares, com 78% ocorrendo em vias públicas durante deslocamentos diários. Vale ressaltar que inúmeros casos não são notificados. Só na cidade de São Paulo são registrados 523 roubos/furtos de celulares por dia (SSP/SP). Esse cenário tem impulsionado muitos a procurarem um ambiente mais seguro e estável no exterior.
O estudo Panorama da Competitividade dos Países do G20 Brasil 2024, realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), destacou a posição do Brasil em comparação com outras economias globais. O G20, ou Grupo dos Vinte, é um fórum internacional que reúne as principais economias do mundo para discutir e coordenar políticas econômicas e financeiras. No ranking de segurança pública, o Brasil ocupa a 25ª posição entre 27 nações, superando apenas o México e a África do Sul.
Apenas 48% da população brasileira relatou sentir-se segura ao andar à noite, enquanto o país registrou uma taxa alarmante de 22,38 homicídios por 100 mil habitantes. Com a média dos países do G20 em 79%, o Brasil alcançou apenas 34% das metas de segurança estabelecidas pela ONU, refletindo um cenário preocupante. Esses fatores reforçam a percepção de que, para muitos brasileiros, a mudança para os Estados Unidos representa a busca por um ambiente mais seguro e estável para suas famílias e carreiras.
Dr. Vinicius Bicalho, advogado licenciado nos EUA, Brasil e Portugal, e membro da American Immigration Lawyers Association (AILA), observa: “Já não se pode andar com o celular à vista no Brasil, algo tão corriqueiro nos Estados Unidos. A crescente insegurança no país tem sido um fator determinante para a migração, onde muitos brasileiros buscam não só maior segurança e sensação de liberdade, mas também melhores perspectivas de desenvolvimento pessoal e profissional.”
Segurança e melhoria de vida: o sonho americano
Em 2023, a comunidade de imigrantes brasileiros nos Estados Unidos alcançou 1,9 milhão de pessoas. De acordo com o Itamaraty, esse número deve ultrapassar 2 milhões em 2024, posicionando o Brasil como o 14º país com o maior número de imigrantes no país norte-americano.
Esse movimento migratório vai além da busca por segurança. Profissionais altamente qualificados enxergam nos Estados Unidos uma oportunidade para avançar em suas carreiras: aproveitam um mercado de trabalho mais diversificado e novas perspectivas de crescimento.
Além de buscar um ambiente mais seguro, muitos brasileiros migrantes são profissionais estabelecidos que têm se beneficiado de vistos e green cards que permitem a residência e o trabalho legal, tanto temporário quanto permanente. Em 2024, o número de green cards concedidos a profissionais qualificados brasileiros (categorias EB-1 e EB-2) cresceu mais de 45% em comparação com o mesmo período de 2023, subindo de 497 para 722. Esse aumento reflete a crescente busca por melhores oportunidades e condições de vida nos Estados Unidos.
Quantos brasileiros moram fora do país em 2024?
Segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), dados indicam que mais de 4,5 milhões brasileiros moram no exterior. As informações tem como base o ano de 2022 e fazem parte do relatório “Comunidades Brasileiras no Exterior”, elaborado pelo Itamaraty em 2023, com uma análise em 196 países ao redor do mundo.
Notícias criadas para produzir desinformação estão repercutindo uma saída recorde de brasileiros para o exterior que não possui evidência alguma. De acordo com o último levantamento do MRE, 194.480 brasileiros emigraram do país entre 2021 e 2022, uma alta de 4% na taxa de emigração, similar ao período anterior entre 2021 e 2020.
O número atual de brasileiros vivendo no exterior supera a população da Paraíba (13º maior estado do país). Os principais destinos deles são a América do Norte (2.078.170 de brasileiros), a Europa (1.490.745) e a América do Sul (646.730). Os países que mais recebem brasileiros são os EUA (1,9 milhão), Portugal (360 mil) e Paraguai (254 mil).