Falta de segurança: brasileiros migram para os EUA em 2024

Baixa sensação de segurança no Brasil motiva brasileiros a recomeçarem as vidas em outro país

A crescente criminalidade no Brasil tem levado muitos brasileiros a buscarem uma nova vida nos Estados Unidos, atraídos pela combinação de segurança e oportunidades profissionais. 

Voa Brasil turismo Segurança
Baixa sensação de segurança torna viver no exterior uma opção para muitos brasileiros – Foto: Reprodução/Banco de imagens

O Anuário de Segurança Pública de 2024 revelou que, em 2023, foram registrados 937.294 casos de roubo e furto de celulares, com 78% ocorrendo em vias públicas durante deslocamentos diários. Vale ressaltar que inúmeros casos não são notificados. Só na cidade de São Paulo são registrados 523 roubos/furtos de celulares por dia (SSP/SP). Esse cenário tem impulsionado muitos a procurarem um ambiente mais seguro e estável no exterior.

O estudo Panorama da Competitividade dos Países do G20 Brasil 2024, realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), destacou a posição do Brasil em comparação com outras economias globais. O G20, ou Grupo dos Vinte, é um fórum internacional que reúne as principais economias do mundo para discutir e coordenar políticas econômicas e financeiras. No ranking de segurança pública, o Brasil ocupa a 25ª posição entre 27 nações, superando apenas o México e a África do Sul.

Apenas 48% da população brasileira relatou sentir-se segura ao andar à noite, enquanto o país registrou uma taxa alarmante de 22,38 homicídios por 100 mil habitantes. Com a média dos países do G20 em 79%, o Brasil alcançou apenas 34% das metas de segurança estabelecidas pela ONU, refletindo um cenário preocupante. Esses fatores reforçam a percepção de que, para muitos brasileiros, a mudança para os Estados Unidos representa a busca por um ambiente mais seguro e estável para suas famílias e carreiras.

Dr. Vinicius Bicalho, advogado licenciado nos EUA, Brasil e Portugal, e membro da American Immigration Lawyers Association (AILA), observa: “Já não se pode andar com o celular à vista no Brasil, algo tão corriqueiro nos Estados Unidos. A crescente insegurança no país tem sido um fator determinante para a migração, onde muitos brasileiros buscam não só maior segurança e sensação de liberdade, mas também melhores perspectivas de desenvolvimento pessoal e profissional.”

Segurança e melhoria de vida: o sonho americano

Em 2023, a comunidade de imigrantes brasileiros nos Estados Unidos alcançou 1,9 milhão de pessoas. De acordo com o Itamaraty, esse número deve ultrapassar 2 milhões em 2024, posicionando o Brasil como o 14º país com o maior número de imigrantes no país norte-americano.

Esse movimento migratório vai além da busca por segurança. Profissionais altamente qualificados enxergam nos Estados Unidos uma oportunidade para avançar em suas carreiras: aproveitam um mercado de trabalho mais diversificado e novas perspectivas de crescimento. 

Além de buscar um ambiente mais seguro, muitos brasileiros migrantes são profissionais estabelecidos que têm se beneficiado de vistos e green cards que permitem a residência e o trabalho legal, tanto temporário quanto permanente. Em 2024, o número de green cards concedidos a profissionais qualificados brasileiros (categorias EB-1 e EB-2) cresceu mais de 45% em comparação com o mesmo período de 2023, subindo de 497 para 722. Esse aumento reflete a crescente busca por melhores oportunidades e condições de vida nos Estados Unidos.

Quantos brasileiros moram fora do país em 2024? 

Segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), dados indicam que mais de 4,5 milhões brasileiros moram no exterior. As informações tem como base o ano de 2022 e fazem parte do relatório “Comunidades Brasileiras no Exterior”, elaborado pelo Itamaraty em 2023, com uma análise em 196 países ao redor do mundo. 

Segurança - Passaporte
Mais de 4,5 milhões de brasileiros moram fora do país – Foto: Reprodução/Canva

Notícias criadas para produzir desinformação estão repercutindo uma saída recorde de brasileiros para o exterior que não possui evidência alguma. De acordo com o último levantamento do MRE, 194.480 brasileiros emigraram do país entre 2021 e 2022, uma alta de 4% na taxa de emigração, similar ao período anterior entre 2021 e 2020.

O número atual de brasileiros vivendo no exterior supera a população da Paraíba (13º maior estado do país). Os principais destinos deles são a América do Norte (2.078.170 de brasileiros), a Europa (1.490.745) e a América do Sul (646.730). Os países que mais recebem brasileiros são os EUA (1,9 milhão), Portugal (360 mil) e Paraguai (254 mil).

Atualize-se.
Receba Nossa Newsletter Semanal

Sugestões para você