SpaceX: turistas caminham pelo espaço com tecnologia da empresa de Elon Musk

A empresa SpaceX, do bilionário Elon Musk, realizou a primeira caminhada espacial particular de todos os tempos

Quatro turistas espaciais foram ao espaço na manhã da última terça-feira, 10 de setembro, em uma cápsula Crew Dragon modificada da SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, dando o ponta pé inicial à missão Polaris Dawn que tem como objetivo testar novas tecnologias para projetos espaciais. Nesta quinta-feira, 12 de setembro, o bilionário Jared Isaacman e a engenheira de operações Sarah Gillis foram os primeiros a realizar uma caminhada comercial pelo espaço na história.

Elon Musk X SpaceX
Elon Musk está no caminho de se tornar em trilionário. Foto: Reprodução/Elon Musk

Os outros dois tripulantes, Anna Menon, treinadora de astronautas, e Scott Poteet, tenente-coronel aposentado da Força Aérea dos EUA, não saíram da cápsula. Isaacman e Gillis passaram cerca de 10 minutos cada um fora da espaçonave Crew Dragon, enquanto ela sobrevoava a Austrália, Nova Zelândia e o Oceano Pacífico.

Bill Nelson, administrador da NASA, afirmou que a missão “representa um grande salto para a indústria espacial comercial” e para o objetivo da agência de construir uma “economia espacial aquecida nos EUA”.

Recorde para a SpaceX e a tripulação

Com uma altitude aproximada de 1.400 quilômetros, a missão Polaris Dawn é a mais distante já realizada por uma tripulação desde as missões lunares Apollo da NASA na década de 1970. Uma curiosidade é que, de acordo com a SpaceX, a tripulação da Polaris Dawn vê o nascer do sol a cada 106 minutos (por volta de 1 hora e 40 minutos).

A Polaris Dawn foi lançada como uma missão de cinco dias para testar a espaçonave e o traje especial da SpaceX. O objetivo da empresa é de comercializar viagens espaciais.

A missão também irá testar a rede de comunicação via satélite da Starlink, enviando dados de outros experimentos a bordo da espaçonave com testes sobre os efeitos da radiação espacial no corpo humano.

O bilionário Jared Isaacman disse em entrevista ao Space.com que a SpaceX pretende realizar outras duas missões Polaris. Ele acrescentou que essas três missões provavelmente contribuirão para o objetivo da empresa de enviar humanos à Lua e à Marte.

Qual a fortuna de Jared Isaacman?

Jared Isaacman, fundador e CEO (sigla em ingles para Diretor Executivo) da Shift4 Payments, possui uma fortuna estimada em aproximadamente US$ 1,9 bilhão, segundo a revista Forbes. Ele começou sua trajetória empresarial muito jovem, fundando sua empresa aos 16 anos. A Shift4 Payments é uma das maiores fornecedoras de soluções de pagamento nos Estados Unidos: contribuiu significativamente para a construção de sua riqueza.

Além de seu sucesso no setor de pagamentos, Isaacman ganhou visibilidade mundial ao financiar e comandar a missão espacial Inspiration 4 em parceria com a SpaceX, o que solidificou ainda mais sua posição como um influente empresário e filantropo.

Isaacman também é piloto e possui uma extensa carreira na aviação: é dono da Draken International, uma das maiores empresas de serviços aéreos militares privados. Sua combinação de sucesso nos setores de tecnologia, pagamentos, aviação e exploração espacial o consolidou como um dos bilionários mais versáteis dos Estados Unidos.

Quando foi feita a primeira viagem espacial?

A primeira viagem espacial ocorreu em 12 de abril de 1961, quando o cosmonauta soviético Yuri Gagarin fez história ao se tornar o primeiro ser humano a viajar pelo espaço e orbitar a Terra.

Space X
Missão faz parte de um projeto comercial da empresa – Foto: Reprodução/Canva

Gagarin completou uma órbita ao redor do planeta em cerca de 108 minutos a bordo da espaçonave Vostok 1. Lançado do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, ele alcançou uma altitude de aproximadamente 327 km. Durante a missão, Gagarin proferiu a famosa frase “A Terra é azul”, ao observar o planeta de fora pela primeira vez.

Esse feito histórico consolidou a liderança da União Soviética na corrida espacial, sendo um marco não apenas científico, mas também político, no auge da Guerra Fria.

Atualize-se.
Receba Nossa Newsletter Semanal

Sugestões para você