[anhembi_header_banner]

BYD anuncia a expansão no Brasil, com nova fábrica de baterias para ônibus elétricos 

BYD amplia a planta no Polo Industrial de Manaus e inaugura linhas de produção 

A BYD Indústria de Baterias Ltda, empresa chinesa fabricante de veículos elétricos e de tecnologia de energia solar, anunciou na última terça-feira, 22 de outubro, novos investimentos no Polo Industrial de Manaus (PIM). Em reunião com a direção da superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), a companhia anunciou a ampliação da planta industrial. 

BYD
BYD anuncia a expansão das operações na região Norte do país | Foto: Reprodução/Canva

Essas mudanças incluirão uma nova linha de produção de baterias da geração blade, destinadas à fabricação de veículos elétricos de maior porte, como ônibus. 

Expansão da BYD 

Além dessa expansão, a empresa também confirmou a instalação de uma linha de produção de barramentos, componentes essenciais para conectar as células de baterias. Essa nova linha atenderá tanto as fábricas da Zona Franca de Manaus quanto às unidades de produção em São Paulo e na Bahia, local onde são fabricados os veículos leves elétricos. 

A comitiva da BYD foi recepcionada pelo superintendente Suframa, Bosco Saraiva, além de contar com a participação do diretor-geral da planta de Manaus, Johnny Jiang, e do gerente de engenharia Wilson Filho.

Presenta na Zona Franca de Manaus desde 2019, a BYD iniciou a produção de módulos elétricos para ônibus em 2020. Em março deste ano, a companhia chinesa já havia destacado o apoio da Suframa no processo de fixação do Processo Produtivo Básico (PPB) de baterias para ônibus elétricos, aprovado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Como surgiu a BYD?

A BYD (Build Your Dreams) foi fundada em 1995 na cidade de Shenzhen, China, por Wang Chuanfu, um engenheiro químico. Inicialmente, a empresa atuava na fabricação de baterias recarregáveis, concentrando-se no desenvolvimento de tecnologias para celulares e outros dispositivos eletrônicos. Rapidamente, a BYD tornou-se uma das maiores fornecedoras de baterias do mundo, conquistando uma posição de destaque no mercado global de eletrônicos.

Em 2003, a BYD expandiu sua atuação e ingressou no setor automotivo, após adquirir a estatal Tsinchuan Automobile Company. A empresa passou a focar em veículos elétricos e híbridos, buscando soluções sustentáveis para o transporte. Combinando a experiência em baterias com a fabricação de veículos, a BYD se consolidou como uma das líderes na produção de carros elétricos, além de ônibus e caminhões.

Um dos marcos importantes da história da BYD foi o lançamento do modelo F3 em 2005, que se tornou um sucesso de vendas na China. Nos anos seguintes, a empresa desenvolveu novas tecnologias e ampliou sua linha de produtos, incluindo o desenvolvimento de painéis solares e sistemas de armazenamento de energia.

Hoje, a BYD é uma das maiores fabricantes de veículos elétricos do mundo, com operações em diversos países. A empresa continua a investir em inovação, focando no avanço de tecnologias limpas e sustentáveis para o futuro da mobilidade global.

Investimentos chineses no Brasil

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) fechou uma parceria com a empresa chinesa Huawei para qualificar profissionais de tecnologia da informação e incentivar a atividade produtiva para os inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).

O gerente de Educação e Valor Social da Huawei Brasil, Victor Lorran de Sousa Montenegro, explicou que, com o acordo, a empresa busca garantir a empregabilidade como resultado no processo. “Temos aqui duas variáveis importantes: beneficiários de programas sociais em busca de oportunidades de emprego e a falta de mão de obra para aceleração da instalação de antenas no Brasil”, comentou.

A parceria terá abrangência nacional a pessoas com mais de 18 anos e amplia o número de beneficiados, além dos 40 jovens já formados em telecomunicações pela Huawei em Fortaleza. A iniciativa faz parte do Programa Acredita no Primeiro Passo.

Atualize-se.
Receba Nossa Newsletter Semanal