Conheça o software de gestão para franquias e como ele ajuda a otimizar processos financeiros e melhorar o relacionamento com clientes
O sistema de gestão tem o objetivo de facilitar a administração de empresas. Por meio de softwares é possível centralizar toda a gestão, com controle financeiro, escala de plantões, acompanhamento dos serviços prestados, marketing e vendas, CRM integrado e RH, tudo em um único lugar.
O software para franquias pode ser mais interessante que um ERP, um sistema de banco de dados usado por grande parte das empresas convencionais. Isso porque um sistema especializado para franqueados apresenta soluções pensadas para resolver problemas relacionados às redes de franquias, oferecendo resultados otimizados e personalizados para esse público.
Softwares de controle
Por causa disso, é importante escolher o melhor software para realizar a gestão empresarial, buscando aquilo que mais se adequa às necessidades da franquia. Pensando nisso, a Dona Help, uma franquia especializada no setor de limpeza, oferece um sistema de gestão para os seus franqueados, possibilitando facilidade na hora de gerenciar os negócios.
“O programa centraliza a gestão da unidade ao reunir todas as solicitações, contratos, orçamentos e outros documentos essenciais em uma única plataforma. Isso não apenas facilita o acesso à informação, mas também garante que todos os processos sejam padronizados, o que reduz a margem para erros e inconsistências”, explica Jéssica Ramalho, CEO da rede de franquias.
Como fazer a gestão de uma franquia?
Para realizar a melhor gestão, é necessário entender que a administração é dividida para o franqueador e para o franqueado. É responsabilidade do franqueador gerenciar a rede e garantir que todas as unidades franqueadas funcionem igualmente para não perder a essência da marca.
O franqueado, por sua vez, deve seguir o modelo de franquia e as regras da própria franqueadora, tanto na forma de atender os clientes quanto no gerenciamento do estoque, por exemplo. Assim, o franqueado deve estar atento a fatores importantes na administração de uma unidade, como as ações de marketing, treinamentos e atualizações.
As vantagens do sistema de gestão de franquias
O sistema de gestão de franquias apresenta inúmeras vantagens. Uma delas se refere às funcionalidades alinhadas ao propósito e modelo de negócios das franquias. A economia de tempo com tarefas repetitivas que podem ser automatizadas é outra vantagem desse modelo.
O software de sistema de gestão da Dona Help
A Dona Help oferece um sistema dividido em dois subsistemas, sendo o primeiro de uso do franqueado, onde é possível acessar a escala dos funcionários, realizar orçamento e gerar contratos para clientes e funcionários. O segundo subsistema é usado pela franqueadora para administrar toda a rede.
“Com todas as informações centralizadas, nós conseguimos desenvolver uma visão clara e abrangente das operações, tornando mais fácil para os gestores monitorar o andamento das atividades. A medida traz mais rapidez nos processos da rede, o que aumenta a produtividade”, conta Jéssica.
As ferramentas de controle financeiro funcionam por meio de uma aba no sistema que permite o monitoramento das transações financeiras. Assim, se torna possível visualizar informações sobre os royalties, além de acessar os boletos gerados pela franqueadora.
O sistema oferecido pela rede também conta com recursos que facilitam o acompanhamento de receitas e despesas, permitindo uma análise clara da saúde financeira da unidade. Com isso, os gestores podem tomar decisões mais acertadas, baseadas nos propósitos do planejamento financeiro.
“A gestão da escala de trabalho é feita eficientemente pela plataforma, que permite que os gestores definam a escala de cada helper (colaborador) com base na demanda específica de cada período. Através do sistema, é possível visualizar e ajustar as escalas conforme necessário, garantindo que a equipe esteja sempre adequada às necessidades operacionais”, conta a CEO da rede.
O sistema também comporta estratégias de marketing e vendas, contando com modelos de postagens para as redes sociais, orientações sobre como usar os materiais e sugestões para campanhas de marketing em datas comemorativas ou eventos especiais. Além disso, o software conta com o CRM (Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente), onde é possível automatizar processos e melhorar o relacionamento com o cliente.
Há também espaço para automação na aba de Recursos Humanos, que conta com gestão de contratos, onde há modelos que podem ser usados para formalizar vínculos empregatícios, dicas para processos seletivos e integração de novos funcionários. Todas essas funções ajudam a gerenciar a equipe eficientemente, criando um ambiente de trabalho positivo.
Algumas melhorias já estão sendo notadas pela Dona Help por meio da utilização do software. Segundo a CEO da marca, houve melhora na comunicação e agilidade dos processos, já que as solicitações acabam sendo tratadas de forma mais rápida. A centralização das informações e a redução de erros foram melhoras percebidas pela rede.
“A agilidade na comunicação entre as partes envolvidas melhora a colaboração e a eficiência, permitindo que decisões sejam tomadas de forma mais rápida e informada. Assim, o programa não apenas otimiza a gestão, mas também contribui para um ambiente de trabalho mais organizado e produtivo”, finaliza a empresária.