Quem costuma pegar estrada rumo ao litoral paulista vai perceber uma mudança importante a partir de julho. As rodovias Anchieta e Imigrantes, principais ligações entre a Grande São Paulo e a Baixada Santista, vão substituir as praças tradicionais de pedágio pelo sistema free flow, modelo eletrônico que dispensa a parada dos veículos.
A mudança altera a forma de pagamento, mas não aumenta o valor total cobrado. A tarifa atual de R$ 38,70, que hoje é paga apenas na descida para o litoral, passará a ser dividida: R$ 19,35 na ida e R$ 19,35 na volta.
Leia também: Confiança do consumidor cai em janeiro e acende alerta para gastos e economia
O que é o pedágio free flow e como ele funciona?
O free flow é um sistema de pedágio eletrônico em que o motorista não precisa parar em cabines. Câmeras e sensores instalados em pórticos identificam o veículo automaticamente, por meio de tag eletrônica ou da placa.
Na prática, isso significa menos filas, menos tempo parado e mais fluidez no trânsito, especialmente em feriados prolongados, quando o congestionamento costuma começar antes mesmo das praças de pedágio. No estado de São Paulo, o modelo foi batizado pelo governo de Siga Fácil.