[anhembi_header_banner]

Pedágio Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) sobe para R$ 40,60; veja o impacto para motoristas e turistas

Anchieta e Imigrantes seguem liderando ranking nacional

Mesmo antes do reajuste, as duas rodovias já ocupavam o topo da lista dos pedágios mais caros do país. Com a atualização, a tarifa de R$ 40,60 continua acima de outras importantes concessões rodoviárias brasileiras.

Para efeito de comparação, a praça de pedágio de Cujubim, em Rondônia, cobra R$ 37, enquanto a de Pimenta Bueno, também na BR-364, tem tarifa de R$ 35,40. Já a Rodovia dos Lagos, no Rio de Janeiro, possui cobrança de R$ 30,60. O acesso ao litoral paulista continua entre os trechos rodoviários com maior custo para os motoristas brasileiros.

Free flow vai mudar a forma de cobrança

Além do reajuste, o dia 1º de julho marcará outra mudança importante para quem utiliza o Sistema Anchieta-Imigrantes. O modelo tradicional de pedágio começará a ser substituído pelo sistema free flow, conhecido como pedágio eletrônico sem cancelas.

A tecnologia utiliza pórticos equipados com câmeras e sensores capazes de identificar automaticamente as placas dos veículos ou as TAGs instaladas nos automóveis. Com isso, os motoristas não precisarão mais parar ou reduzir a velocidade para efetuar o pagamento.

A principal mudança prática será na forma como a tarifa será cobrada. Atualmente, quem utiliza o Sistema Anchieta-Imigrantes paga o valor integral apenas na descida da serra. Com a implantação do novo modelo, o valor será dividido entre os dois sentidos da viagem.

Após o reajuste, a tarifa de referência passará a ser de R$ 20,30 na subida e R$ 20,30 na descida. O custo total para quem fizer o trajeto completo continuará o mesmo. A diferença é que a cobrança será distribuída entre os dois sentidos da viagem.

Sugestões para você

Atualize-se.
Receba Nossa Newsletter Semanal