JBS compra 50% da Mantiqueira, líder em produção de ovos

A JBS anunciou nesta segunda-feira, 27 de janeiro, que comprou 48,5% das ações da Mantiqueira Brasil, que é a maior produtora de ovos da América do Sul. Isso significa que a JBS passou a ser dona de quase metade da empresa. Além disso, a empresa também adquiriu 50% do poder de decisão sobre a Mantiqueira, ou seja, ela terá a mesma influência na gestão da empresa que o fundador. Com essa compra, a JBS entra no mercado de ovos e amplia suas operações para uma nova categoria de alimentos.

A transação avaliou a Mantiqueira com um valor de mercado de R$ 1,9 bilhão, considerando investimentos recentes ainda sem geração de receita. Estima-se que a Mantiqueira tenha faturado mais de R$ 2 bilhões em 2023, segundo concorrentes.

JBS compra metade da Mantiqueira, maior produtora de ovos.
A Mantiqueira é responsável pela marca Happy Eggs, especializada em ovos de galinhas criadas soltas |Foto: Divulgação/Mantiqueira

O controle da empresa será dividido entre a gigante do setor alimentício e Leandro Pinto, fundador da Mantiqueira, que seguirá como presidente do conselho. Márcio Utsch, ex-CEO da Alpargatas e sócio da Mantiqueira desde 2023, permanecerá à frente da operação como CEO.

A aquisição reflete a visão estratégica do grupo, conforme destacado pelo CEO global, Gilberto Tomazoni, que reconheceu a Mantiqueira como líder de mercado, bem gerida e com marcas consolidadas.

A Mantiqueira, que possui 17,5 milhões de galinhas e uma produção anual de 4 bilhões de ovos, é uma das dez maiores produtoras de ovos do mundo. Além de abastecer mercados na América do Sul, Ásia, África e Oriente Médio, já fornecia ovos pasteurizados para a Seara, uma das divisões do grupo no Brasil. Tomazoni também ressaltou as sinergias com a operação global da empresa, como as vantagens em ração, logística e embalagens, devido à presença consolidada nos setores de criação de aves e consumo de grãos.

Nos últimos anos, a Mantiqueira fortaleceu suas marcas, como a Mantiqueira, líder na categoria, e a Happy Eggs, que cresce com foco em ovos de galinhas livres. Além disso, a empresa lidera o segmento de ovos orgânicos com a marca Fazenda da Toca, adquirida em 2023.

Leandro Pinto iniciou sua trajetória em 1987, em Itanhandu, Minas Gerais, com apenas 30 mil galinhas, após falir no ramo de máquinas agrícolas. “Minha ideia era simples: galinhas botam ovos todos os dias, e isso me daria algum dinheiro diário para pagar os credores”, relembra Pinto. A entrada de Carlos Cunha como sócio, em 2000, marcou um novo capítulo na história da Mantiqueira, que se consolidou como líder no mercado sul-americano.

Como parte da negociação, a operação agropecuária foi separada e ficará sob o comando de Carlos Cunha, sendo renomeada como Agropecuária Gerações. A parceria com o grupo envolve exclusivamente o negócio de ovos.

A aquisição reflete uma relação de longa data: Leandro Pinto é amigo de Wesley Batista há 20 anos e já foi sócio de Júnior Batista no setor de engorda de gado. A transação contou com assessoria financeira da XP Investimentos para a Mantiqueira e suporte jurídico do Pinheiro Neto Advogados, enquanto o grupo recebeu apoio do escritório Cescon Barrieu Advogados.

Sobre a JBS

A JBS (José Batista Sobrinho) é uma das maiores empresas de alimentos do mundo, com atuação global em mais de 20 países. Fundada em 1953, em Anápolis (GO), por José Batista Sobrinho, a companhia começou como um pequeno negócio de processamento de carne e cresceu exponencialmente ao longo das décadas. Atualmente, é líder na produção de proteínas, incluindo carne bovina, suína, de frango, além de atuar nos mercados de peixes, ovos e proteínas.

Com marcas reconhecidas como Seara, Pilgrim’s Pride e Swift, a JBS possui um portfólio diversificado que atende consumidores em mais de 190 países. A empresa também se destaca pelo investimento em sustentabilidade e inovação, implementando tecnologias para reduzir o impacto ambiental de suas operações.

A JBS é listada na bolsa brasileira (B3) e é reconhecida como uma gigante do setor alimentício, consolidando sua posição como uma das maiores exportadoras de carne do mundo. Sob a liderança da família Batista e de executivos como o CEO global Gilberto Tomazoni, a companhia continua expandindo sua atuação, fortalecendo sua presença em diferentes categorias de alimentos e mercados globais.

Leia também: Governo descarta mudar data de validade para baratear custo dos alimentos

Atualize-se.
Receba Nossa Newsletter Semanal

Sugestões para você