O Mercado Livre divulgou a primeira edição do MELI Trends Brasil, estudo que revela os hábitos de consumo dos brasileiros na plataforma em 2024.
A análise traz um panorama sobre os produtos mais vendidos e buscados, além das tendências culturais e eventos que impulsionaram a demanda por determinados itens.

Os produtos mais vendidos no Mercado Livre
Entre os destaques de 2024, a categoria Casa e Decoração liderou as vendas, com o jogo de lençol Queen sendo o item mais vendido e mais buscado do ano. Esse produto reflete uma tendência de valorização do conforto e do bem-estar dentro de casa.
Leia também: Conheça as melhores agências para trabalhar em 2025, segundo o GPTW
Outros itens que marcaram presença no ranking de vendas incluem:
- Samsung Galaxy S23
- Kit de camisetas básicas masculinas
- Apple iPhone 13
- Creatina Monohidratada – um dos produtos mais procurados, com média de 30 buscas por segundo.
Além disso, algumas categorias registraram crescimento expressivo ao longo do ano:
- Moda: o tênis foi o produto mais vendido, com um aumento de 40% nas vendas em relação a 2023.
- Beleza: os perfumes lideraram as vendas, registrando um crescimento de 61%.
- Supermercados: os campeões de venda foram Azeite De Oliva Terras De Camões, Sabão Em Pó Omo e Cerveja Heineken Long Neck.
O impacto da cultura no consumo
Eventos e tendências culturais também desempenharam um papel fundamental na forma como os brasileiros compraram em 2024. O sucesso da cantora Ana Castela gerou quase dez buscas por minuto para produtos relacionados à artista. Além disso, o show histórico de Madonna na Praia de Copacabana impulsionou a busca por itens personalizados e lembranças do evento.
O setor de brinquedos também foi beneficiado pelas expectativas em torno de estreias de filmes, como Divertida Mente 2 e Lilo & Stitch, aumentando a demanda por produtos temáticos.
O que os brasileiros mais compram em cada estado?
O estudo do Mercado Livre também mapeou os produtos mais vendidos por estado. O jogo de lençol Queen foi o item mais popular em nove estados, enquanto suplementos alimentares lideraram em outras nove unidades federativas. Já a cerveja foi o produto mais comprado em quatro estados brasileiros.
Leia também: Argentina fecha janeiro com superávit de 600 bilhões de pesos
Meu Unboxing: a retrospectiva de compras
Além de apresentar as principais tendências, o Mercado Livre lançou a funcionalidade “Meu Unboxing”, que permite aos usuários revisitar suas compras ao longo de 2024. A ferramenta exibe informações como:
- Primeira compra do ano;
- Total de pedidos realizados;
- Distância percorrida pelos envios;
- Tempo de entrega mais rápido registrado.
A experiência ainda revela qual é o perfil de compra do usuário, como beauty, gamer ou home lover.
O que podemos esperar para o futuro?
Com a evolução dos hábitos de compra e a crescente digitalização do varejo, a tendência é que o Mercado Livre continue inovando para oferecer uma experiência cada vez mais personalizada.
Leia também: Vendas em shoppings devem crescer em um ritmo menor em 2025
Roberta Donato, diretora sênior de marketplace da plataforma, deu uma entrevista ao Meio&Mensagem e explicou que a forma como o brasileiro pesquisa e compra está em constante evolução, e é por isso que, no Mercado Livre, nos conectamos com o nosso público e inovamos continuamente para levar sempre a melhor experiência para o usuário.
O MELI Trends Brasil reflete não apenas o comportamento do consumidor, mas também como a cultura, os eventos e a tecnologia impactam o e-commerce no país. A expectativa é que novas edições do estudo continuem trazendo insights valiosos sobre o mercado digital e suas tendências futuras.