Onde os pórticos serão instalados?
De acordo com a Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), a modernização do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) começa neste sábado, 7 de fevereiro, com a instalação do primeiro pórtico eletrônico no km 33 da Via Anchieta. A estrutura ficará inicialmente inativa.

A atual praça de pedágio, localizada no km 31, será substituída pelo sistema eletrônico. Na Rodovia dos Imigrantes, o pórtico será instalado no km 29, em substituição à praça do km 32.
Neste primeiro momento, as estruturas serão apenas posicionadas, sem cobrança imediata. O pagamento seguirá sendo feito nas praças físicas até o início oficial da operação, previsto para julho.
Motociclistas continuam isentos
Uma dúvida comum entre quem usa o sistema com frequência é sobre a cobrança para motos. Segundo a concessionária Ecovias Imigrantes, motociclistas seguem isentos de pagamento, mesmo com a implantação do pedágio eletrônico.
Além disso, a mudança vale apenas para as praças instaladas no eixo principal das rodovias. Os pedágios de contenção nos acessos a cidades da Grande São Paulo continuarão funcionando normalmente.