[anhembi_header_banner]

Adeus filas no pedágio: Anchieta e Imigrantes terão cobrança eletrônica em julho

Impacto no bolso e no trânsito

Para o motorista, o principal impacto será na organização do gasto. Antes, o valor total era pago apenas na ida ao litoral. Agora, a despesa será dividida entre ida e volta, o que pode facilitar o planejamento, mas exige atenção para não esquecer a cobrança no retorno.

Do ponto de vista do trânsito, a expectativa é reduzir as longas filas que se formam nas praças, especialmente em datas como Natal, Réveillon e feriados prolongados.

Hoje, o Sistema Anchieta-Imigrantes recebe entre 300 mil e 600 mil veículos por dia, número que cresce significativamente nos fins de semana. Durante a alta temporada de verão, entre 15 de dezembro e 22 de fevereiro, a previsão é de circulação de 4,6 milhões de veículos.

Operação Comboio vai passar por adaptação

A mudança no pedágio também afeta a Operação Comboio, procedimento de segurança usado em dias de neblina intensa na Serra do Mar. Atualmente, as praças de pedágio ajudam a organizar os veículos em grupos, que seguem escoltados por viaturas em baixa velocidade.

Segundo a Ecovias, as estruturas físicas das praças serão mantidas temporariamente para garantir a segurança durante esse tipo de operação. A concessionária estuda uma solução com sensores e inteligência artificial que permita controlar o tráfego sem necessidade de parada, projeto que ainda está em análise pela Artesp.

Sugestões para você

Atualize-se.
Receba Nossa Newsletter Semanal