[anhembi_header_banner]

Tornado no Paraná destrói cidade e deixa rastro de perdas

Repercussão nacional e mobilização solidária

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente Geraldo Alckmin lamentaram as mortes em publicações nas redes sociais. “Quero expressar meu profundo sentimento às famílias que perderam entes queridos e a todos os afetados”, escreveu Lula.

O governo federal enviou ao local a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e o ministro interino da Saúde, Adriano Massuda, além de equipes técnicas da Defesa Civil Nacional.

Campanhas de doação foram organizadas por prefeituras vizinhas e instituições como a Cruz Vermelha Brasileira e o Serviço Social do Comércio (Sesc). Os donativos incluem roupas, alimentos e materiais de construção. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou prioridade para restabelecimento de energia nas áreas afetadas.

Recuperação deve levar meses

A Defesa Civil informou que o levantamento completo dos danos levará até 30 dias. Após essa fase, será feito o plano de reconstrução. Técnicos estimam que cerca de 700 famílias precisarão de novas moradias, com custo médio de R$ 150 mil por residência, o que totaliza R$ 105 milhões apenas em habitação.

Segundo o Ministério das Cidades, o governo federal deve liberar recursos do Fundo Nacional de Calamidades Públicas (Funcap) para iniciar as obras emergenciais.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou que novas tempestades podem atingir a região nos próximos dias, e orientou os moradores a manterem contato com a Defesa Civil e a evitarem áreas de risco.

Sugestões para você

Atualize-se.
Receba Nossa Newsletter Semanal