[anhembi_header_banner]

Conta de luz tem 6º mês seguido de bandeira vermelha e continua mais cara em novembro

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira vermelha, patamar 1, continuará em vigor no mês de novembro. A decisão mantém o acréscimo de R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, o mesmo valor aplicado em outubro.

Brasil completa 6 meses em bandeira vermelha
País chega ao sexto mês consecutivo com cobrança adicional na conta de energia elétrica | Foto: Reprodução / Canva

A situação reflete o baixo volume de chuvas e a redução dos níveis dos reservatórios das principais hidrelétricas. Para garantir o fornecimento de eletricidade, o governo precisa manter em operação as usinas termelétricas, cuja geração é mais cara, o que justifica a continuidade da bandeira vermelha.

Seis meses de bandeira vermelha mostram cenário preocupante

Desde junho de 2025, as contas de luz vêm sendo impactadas pelas bandeiras vermelhas, sinal de que o custo da geração de energia segue alto. Segundo a Aneel, o clima seco persiste em boa parte do país, e os reservatórios não têm conseguido se recuperar de forma satisfatória.

A sequência de bandeiras tarifárias ao longo do ano mostra bem essa realidade:

  • Janeiro: Verde
  • Fevereiro: Verde
  • Março: Verde
  • Abril: Verde
  • Maio: Amarela
  • Junho: Vermelha – patamar 1
  • Julho: Vermelha – patamar 1
  • Agosto: Vermelha – patamar 2
  • Setembro: Vermelha – patamar 2
  • Outubro: Vermelha – patamar 1
  • Novembro: Vermelha – patamar 1

A partir de junho, o sinal de alerta acendeu de forma definitiva. Mesmo com variações entre os patamares 1 e 2, o sistema elétrico segue sob pressão, e a recuperação depende de uma melhora nas chuvas nos próximos meses.

Sugestões para você

Atualize-se.
Receba Nossa Newsletter Semanal