Leia também: Conta de luz terá bandeira vermelha 2 em agosto
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 como uma forma de sinalizar ao consumidor os custos reais de geração de energia. Em períodos de maior abundância hídrica, aplica-se a bandeira verde, que não representa custo adicional. Já quando os custos sobem, entram em vigor as bandeiras amarela, vermelha patamar 1 e vermelha patamar 2 — nesta ordem crescente de valor.