Desde junho, o Brasil opera sob bandeira vermelha patamar 1, também por conta da queda na afluência aos reservatórios. A situação piorou com a intensificação da estiagem em regiões-chave para a geração hídrica.
Com menor volume de água disponível, o governo precisa recorrer às termelétricas para garantir o fornecimento de energia, o que eleva os custos do sistema. Essas usinas utilizam combustíveis fósseis e têm maior impacto ambiental, além de serem mais caras.