Com o aumento da procura por serviços de delivery desde a pandemia, estabelecimentos comerciais têm procurado estratégias para automatizar o atendimento e melhorar a performance
Quem não lembra dos dias de isolamento social durante a pandemia de covid-19? O ano de 2020 foi marcado por medidas e barreiras sanitárias que tinham o objetivo de controlar a transmissão do vírus. Nesse meio tempo, muita gente teve que se virar e os comerciantes tiveram que se adaptar à nova vida, aderindo aos serviços de delivery e take away (comida para levar).
Durante esse período, a procura por delivery aumentou muito. De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela VR Benefícios, 89% dos estabelecimentos comerciais do Brasil usavam delivery em 2021. Segundo a mesma pesquisa, o serviço de entrega representava mais da metade do faturamento de 56% dos estabelecimentos que participaram do estudo.
O fato é que mesmo depois da vida ter voltado ao normal, muita gente ainda continua optando pelo delivery, por conta da sua praticidade e comodidade. Um estudo feito pela Abrasel no final de 2021 apurou que 78% dos entrevistados disseram que continuariam comprando comida por delivery mesmo quando as restrições acabassem.
Cada vez mais pessoas têm procurado o delivery e a frequência nesse tipo de consumo também tem aumentado. Uma outra pesquisa desenvolvida pela Abrasel em parceria com o Sebrae apontou que dos cinco mil entrevistados, 94% afirmaram que pediram comida por delivery pelo menos duas vezes por mês, 73,8% dos entrevistados optaram pela entrega da comida em vez de ir buscar no local e 74% realizam os pedidos por meio de aplicativos.
Os clientes buscam pela praticidade, mas os estabelecimentos também saem ganhando, pois é possível atrair mais clientes, aumentar o faturamento no mercado que já movimenta mais de dez bilhões de reais, além da redução de custos com aluguel e atendimento presencial.
E não é só isso, a facilidade para gerenciar os pedidos, a melhora no atendimento e a divulgação do negócio em plataformas de delivery são só mais algumas vantagens.
Um histórico do delivery
Embora tenha ganhado força na pandemia, o delivery já foi registrado na história a um bom tempo atrás. Para ter uma ideia, há registros da atividade na Roma Antiga, onde os romanos mais pobres não possuíam condições financeiras de ter uma cozinha particular.
Eles frequentavam os termopólios, precursores dos restaurantes, onde a comida era preparada e ficava pronta para o consumo. O alimento era armazenado nos dólios, que eram uma espécie de jarra de cerâmica embutida, para conservar a temperatura. Os consumidores iam até os termopólios, pagavam pela refeição e consumiam no local ou levavam para viagem.
Outro exemplo de delivery marcado na história aconteceu na Itália, no ano de 1889, quando a rainha Margherita, queria provar a pizza de um renomado chefe de cozinha chamado Raffael Esposito.
Como não ficava bem para a rainha ir até a taverna do cozinheiro, ela pediu que ele entregasse a pizza no hotel onde estava hospedada. O chefe levou até a rainha três pizzas, uma feita em sua homenagem, com tomate, queijo e manjericão, representando as cores da bandeira italiana e que no fim foi nomeado como conhecemos hoje, em homenagem à rainha.
Uma inovação
Foi pensando em todo esse vasto mercado que a Gigatron, uma franquia de tecnologia especializada em serviços de softwares, desenvolveu o Foodzap, uma plataforma de cardápio digital e gerenciador de pedidos. A ideia surgiu no início de 2023, quando a plataforma foi adquirida e passou por uma série de melhorias, contando com novos recursos e funcionalidades.
A ideia é integrar a plataforma com os pedidos feitos pelo WhatsApp, facilitando o atendimento. Com o Foodzap, o cliente entra em contato com o restaurante e já recebe uma mensagem direcionando para o link do cardápio digital, onde ele vai inserir todas as informações do pedido. O estabelecimento consegue automatizar o atendimento e receber vários pedidos simultaneamente.
Diferente das plataformas “marketplaces”, o Foodzap se destaca pelos seus valores, pois não cobra taxas em cima das vendas ou faturamento dos estabelecimentos. “Além do suporte humanizado, auxiliamos os clientes com cadastro de produtos, alterações, e entregamos um treinamento completo de estratégias digitais para aumentar as vendas do delivery”, explica o sócio-diretor da marca, Victor Ruiz.
Outra vantagem é que a empresa tem acesso aos números e relatórios referentes às encomendas. “A automação no recebimento de pedidos deixa de lado o famoso caderninho e adota o cardápio digital com impressão automática e gerenciamento de pedidos.
Com o Foodzap o estabelecimento consegue ter acesso ao número de vendas, ranking de produtos, relatórios de pedidos por forma de pagamento, entre outros”, conta Victor.
A parte visual é outro atrativo que chama a atenção e cativa o cliente, usando fotos, produtos em destaque, possibilidade de promoções, banner informativo, cálculo automático de entrega, entre outros recursos, sincronizando a melhor experiência do cliente ao fazer o pedido, e do restaurante no recebimento.
“O Foodzap também mantém o cliente informado sobre o pedido durante todas as etapas do processo, desde confirmação, cancelamento, até quando o pedido sair para a entrega, enviando notificações no WhatsApp do cliente”, comenta o diretor. A plataforma ainda está ligada a outro software da rede, o GigaChef, contando com toda a parte de financeiro, fiscal e controles mais específicos do restaurante.
Tendências para o delivery em 2024
O setor cresce a cada dia, impulsionado pelo crescimento do snacking como hábito de consumo, que é o costume de dividir as refeições em lanches rápidos, influenciado principalmente por jornadas de trabalho flexíveis no período pós pandemia.
O uso de sistemas que otimizam as rotas de entrega, a utilização de chatbots como parte do atendimento, sistemas de pedidos completos, rastreio da entrega em tempo real e opções de pagamento sem contato, como pix e links, já tem sido realizada em muitos estabelecimentos.
A melhora da experiência do cliente por meio de um cardápio digital intuitivo e fácil de ser acessado, aliado a programas de fidelidade, brindes surpresa, abertura para feedbacks e o cuidado com os prazos fazem os consumidores desejarem ainda mais esse tipo de serviço.